0

Infinito e Conjuntos

Posted by Wesley Marcos on 15:43 in , , ,
Há muito tempo, desde o século V a.C. os matemáticos se debatiam sobre o Infinito. Até então o conceito de infinito era subjetivo. Zenão de Eleia, por exemplo, que debatia os conceitos através de absurdo, formulou um paradoxo que se chamava Aquiles e a tartaruga

"Aquiles corre contra uma tartaruga, sendo que a tartaruga começa dez metros adiantada, mas Aquiles corre ao dobro da velocidade da tartaruga. Quando Aquiles chega ao ponto onde a tartaruga começou, esta já avançou cinco metros. Quando Aquiles chega a esse ponto, a tartaruga voltou a adiantar-se 2,5 metros, e assim indefinidamente: Aquiles nunca consegue apanhar a tartaruga."

O conceito de infinito foi se tornar mais consistente na modernidade, por volta de 1867-1871, com os trabalhos de Cantor e Dedekind, com a Teoria dos Números, e finalmente com o artigo de Cantor em 1874. Basicamente, eles definiram "vários tipos" de Infinito, ou seja, definiu conjuntos de números infinitos, por suas peculiaridades, que são os Naturais, os Inteiros, os Racionais, Irracionais, Reais e Complexo.
Para entender um pouco, e aprender sobre o assunto, tem um jogo da Abril Educação interessante com os conceitos e com a prática. Clique AQUI para jogar (link direto), ou acesse a página de jogos do meu blog AQUI, e procure por Conjuntos Numéricos.

Enfim, desejo bons estudos com muita diversão!

|

Copyright © 2009 Professor de Matemática All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates