10

Unidades de Medidas

Posted by Wesley Marcos on 09:22 in , ,
Desde a antiguidade, com a criação e utilização de números, os povos foram criando suas próprias unidades de medidas, e portanto, cada um possuía a sua unidade de medida padrão (referência). Para exemplificar este fato, pensemos nas unidades de medidas imperiais: légua, milha, furlong, corrente, rod, jarda, pé, polegada, mil. Tem esse nome porque a medida estava relacionado à alguma coisa do rei ou império, por exemplo, 10 pés de comprimento de um móvel era a medida de 10 pés do próprio rei. Assim foi necessário criar um padrão de medida único, e assim, em 1791, época da Revolução Francesa, criou-se o SISTEMA MÉTRICO DECIMAL.

O Sistema Métrico Decimal tem como unidade padrão/referência o Metro, que vem do grego métron e significa "o que mede". No Brasil o metro foi adotado oficialmente em 1928. A partir do metro, temos seus múltiplos e submúltiplos, cujos nomes são formados com o uso dos prefixos: quilo, hecto, deca, deci, centi e mili. Abaixo uma tabela referência para relacionar, a partir do metro, o kilômetro, centímetro, etc.





Daí vem uma pergunta: Por que devo converter a unidade de medida? O principal motivo é facilitar a escrita numérica, que significa escrever 10km ao invés de 10.000m, ou talvez escrever 1m ao invés de 1000mm.

Agora vamos entender a tabela. Como pode-se notar, o km, hm e dam são múltiplos do metro. O decâmetro é 10x (10 vezes) mais que o metro; o hectômetro é 100x (100 vezes) mais que o metro; e o quilômetro é 1000x (1000 vezes) mais que o metro. Assim, você pode fazer uma regra de três simples para converter as unidades, ou pensar em questão de múltiplos. Por exemplo, você tem um terreno que tem de um lado 1,5km. Se o kilômetro é 1000x mais que o 1 metro, então multiplicando 1,5x1000 = 1500m, e portanto 1,5km é 1500m. Na prática, você anda com a vírgula 3 casas para direita:
Nota: zeros à direita da vírgula não valem nada. Portanto pode ficar subentendido.


Outro exemplo, de forma contrária: você tem um móvel de 17,51m. Se 1 metro é 10x menos que o metro, então dividimos 17,51/10 = 1,751dam, e portanto 17,51m é 1,751dam.

Também podemos relacionar quilômetro com hectômetro, hectômetro com decâmetro, etc. De forma análoga, fazemos essas transformações com os submúltiplos do metro.

Depois de entendido como funciona e qual a relação das unidades do Sistema Métrico Decimal entre si, podemos pensar de forma mais prática. Temos o seguinte esquema:

Assim, primeiro você deve olhar qual a sua unidade (se ela está em km, hm, cm, etc). Depois para qual unidade quer transformar. A grosso modo, se você "vai para direita", então você multiplica x10 quantos "quadrados" andar (ou ainda, desloca-se a vírgula para direita quantos quadrados andar), e se você "vai para esquerda", você divide :10 quantos "quadrados" andar (ou ainda, desloca-se a vírgula para esquerda quantos quadrados andar).

Por exemplo:
Transformar 15,53hm para cm. Assim, vamos deslocar 4 quadrados para a direita. Portanto, você multiplica 15,53x10x10x10x10 = 15,53x10000 = 155300cm. Dessa forma, eu andei com a vírgula quatro casas para direita.

163059,8745mm para km. Assim, vamos deslocar 6 quadrados para esquerda. Portanto, você divide 163059,8745/1000000 = 0,1630598745km. Dessa forma, eu andei 6 casas com a vírgula para esquerda, e foi necessário colocar o zero para completar, já que não tinha mais unidade para a esquerda.

Para finalizar, esses são os múltiplos e submúltiplos mais comuns. Temos ainda:


Múltiplos do metro:
Submúltiplos do metro:

Quem ainda tiver dúvidas a respeito dessas transformações, pode entrar em contato comigo! Não deixe a dúvida te perturbar. Estou a inteira disposição para sanar suas dúvidas matemáticas.

P.S.: ainda tem transformações de metros quadrados e metros cúbicos, que postarei em outra oportunidade.

Referência:
www.somatematica.com.br
pt.wikipedia.org

|

10 Comments


as informações foram uteis parabéns pela pagina ass lilian


obrigado pela ajuda foram uteis mesmo


Obrigada! Me ajudou muito! Seu blog é ótimo!


Nossa muito bom!!! Parabéns pelo seu blog me ajudou de mais!!!


Obrigada pela ajuda! a linguagem de números é bastante complexa pra mim, sua explicação é excelente!!


muito boa essa linguagem


Muito obrigado não tenho mais duvida


muito obrigada adorei esse site.só falta o resumo para copiar no caderno..


Adorei não estava entendendo que os zeros depois da vírgula não valiam.Me ajudou bastante obrigada

Postar um comentário

Copyright © 2009 Professor de Matemática All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates