3

Desenvolvimento da matemática

Posted by Wesley Marcos on 04:56 in , ,

Do ensinamento puramente útil para a matemática por si mesma

As deficiências da matemática começa-se da cultura pré-helênica, marcada por um ensinamento puramente utilitário. Os papiros continham casos de problemas específicos, ausência de distinções entre resultados exatos e aproximados e não se investigava o resultado, não existia a prova.
Com o declínio da atividade intelectual do Egito e da Mesopotâmia, a cultura grega estava crescendo. Porém os helênicos não tinham tradição matemática ou literária, mas tiveram muita disposição a aprender. Assim, pelas atividades dos mercadores, o ensinamento da matemática e o alfabeto se desenvolveram. E na época de Tales e Pitágoras é onde a matemática começa a ser estudada por si mesma, e não por "utilidade doméstica". Eles aprenderam geometria no Egito, tiveram contato com tabelas e instrumentos astronômicos na Babilônia. A proposição do teorema de Tales foi desenvolvida durante suas viagens à Babilônia. Dessa forma, por tradição, atribui-se uma demonstração do teorema; assim Tales foi concebido como o primeiro matemático "originador da organização dedutiva da geometria". 
Seguidamente temos Pitágoras, considerado um profeta e místico. Ele fundou a escola pitagórica, politicamente conservadora com um código de conduta rígida, com muitos ideais absurdos, mas tinha uma notável característica voltada para os estudos da matemática e filosofia, sendo estes a base moral para a conduta. 
Podemos concluir que o problema dos pioneiros da época é quanto ao registro das descobertas. Chegou até nós pela tradição oral, mas muita coisa torna-se lenda pelo fato de não ter nada registrado especificamente.
Analisando os dias atuais, com avanços de computadores e os meios de comunicação, como a internet, esses registros se tornaram mais seguros, a troca de informações efetivamente mais rápidas, e a análise computacional facilita assim a descoberta de temas extremamente interessantes nos campos das ciências.

by Wesley Marcos e Thiago Henrique
adaptado por Wesley Marcos

Referências Bibliográficas:
  • GOMIDE, Elza F. A História da Matemática.2ª Edição. São Paulo, SP. Editora Edgard Blucher LTDA, 1996.
  • SPINELLI, Miguel. Filósofos Pré-Socráticos. Primeiros Mestres da Filosofia e da Ciência Grega. 2ª Ed., Porto Alegre: Edipucrs, 2003.
  • Site http://pt.wikipedia.org/wiki/Pit%C3%A1goras extraído no dia 17/032010.

|

3 Comments


Legal, tem muita coisa que eu ão saia... ei eu teho um blog relacionado a matemática também, se vc quiser visitar é http://linkmatematico2013.blogspot.com.br , eu também gosaria que seu blog fosse um dos nossos blogs amigos, isso é possível?


It is the best time to make a few plans for the long run and it's time to be happy. I have read this publish and if I could I want to suggest you few interesting things or advice. Perhaps you could write subsequent articles referring to this article. I want to learn even more issues about it!

My site Malorie


boooa parça!!! agradece de coração irmão, me ajudou no TCC da escola! é nois que voa bruxão

Postar um comentário

Copyright © 2009 Professor de Matemática All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates