6

Cilindro equilátero - resposta de dúvida

Posted by Wesley Marcos on 04:05
Considerando um cilindro equilátero cujo o raio da base mede 4cm.
Calcule: a) altura da base b) a altura c) a area lateral d) a area total e) o volume
Em se tratando de um cilindro equilátero, podemos afirmar que a altura do cilindro é duas vezes o raio da base, ou ainda, altura é igual ao diâmetro da base (h = 2r = D). Veja o esquema:


Assim, com o raio medindo 4cm, respondemos a letra b) altura = 2x4cm = 8cm

Agora, para calcularmos a área lateral, imagine abrindo um rolo de papel higiênico (vazio, só a parte marrom). Ao abrirmos, teremos um retângulo. Só que no caso do cilindro, a base desse retângulo é o comprimento da base (comprimento do círculo, ou seja, o tamanho da borda do círculo), e a altura coincide com a altura do cilindro. Veja esquema:
O comprimento do círculo (que vai ser a 'base' do retângulo - área lateral aberta) é medido por C = 2.pi.r. Assim, C = 2x3,1415x4 = 25,132cm. Dessa forma, a letra c) a área lateral do cilindro vai ser Al = C x h --> Al = 25,132x8 = 201,056cm².

A base é um círculo, e a área de um círculo é calculada por Ab = pi.r². Assim, a área da base é Ab = 3,1415x4² --> Ab = 3,1415x16 --> Ab = 50,264cm²

Calculado a área da base, e a área lateral, a letra d) área total vai ser a soma de todas as áreas do cilindro, ou seja, base (área da base) + "corpo" (área lateral) + tampa (que é igual à área da base). Assim, At = 50,264 + 201,056 + 50,264 --> At = 301,584cm².

Por fim, o volume de qualquer corpo regular é calculado por área da base x altura --> V = Ab x h. Assim, a letra e) volume do cilindro é V = 50,264 x 8 --> V = 402,112cm³.

Nota: não compreendi a letra a) altura da base, uma vez que a base não tem altura. No caso, pode ser o raio, o diâmetro, o comprimento ou a área da base. Qualquer uma dessas opções foram calculadas.

No mais, espero ter ajudado à pessoa que me pediu ajuda. Quaisquer mais dúvidas, entrem em contato.

Estou à disposição para qualquer outra dúvida.

|

6 Comments


Olá Multiplicador Wesley, estamos felizes por você fazer parte deste projeto. Como prometido, seu blog já foi divulgado. Esperamos que goste!

Aqui está o link da publicação:
http://www.educadoresmultiplicadores.com.br/2013/05/prof-de-matematica-wesley-marcos.html

Faça uma visitinha especial ao blog Educadores Multiplicadores, abra as páginas e veja como ficou sua divulgação.

Multiplicador, (se quiser) escreva um pequeno post mostrando sua chegada ao Educadores Multiplicadores (divulgaremos nas redes).

E já sabe, seu blog poderá ficar em evidência todos os meses, conforme as regras da parceria (saiba tirar proveito dessa parceria dinâmica).

Quando quiser acessar o link: Educadores Multiplicadores e o Marquecomx, fique a vontade! (o Marquecomx é parte da parceria).

Parabéns pelos excelentes textos, fiquemos na Paz de Deus, abraço e até breve!

IRIVAN


Boa Noite!
Faço parte dos Educadores Multiplicadores e vim aqui conhecer o seu Blog. Achei tudo muito interessante. Parabéns!
Já estou te seguindo, aguardo a sua visita.Abraço.
http://professoracleides.blogspot.com.br/
http://cleidespedagoga.blogspot.com.br/


Professor, Parabéns pelo Blog. Gostaria que o senhor me ajudasse em uma questão com faço para calcular o raio de um cilindro reto se tenho a H e a Al? DESDE JÁ AGRADEÇO!


Anonimo, o que seria este "Al"?


Acredito que ele esteja falando em area lateral


valeu msm ...

Postar um comentário

Copyright © 2009 Professor de Matemática All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates