1

Partilha dos chocolates

Posted by Wesley Marcos on 05:06 in , ,
Uma certa vez, época de alegria de comemoração da ressurreição de Jesus Cristo, onde costuma-se dar chocolates, especificamente ovos de chocolate para representar o início de uma nova vida, um pai, bastante generoso, resolveu dar 35 barras de chocolate para seus três filhos. Ele não os repartiu igualmente, sendo feita da seguinte forma: metade dos chocolates para o filho mais velho; um terço para o filho do meio; e a nona parte para o filho mais novo. Fez assim, de acordo com a idade de cada um, e para testá-los com a matemática.
Daí inicia-se uma discussão acirrada, e começam a gritar:
- Não aceito!! Não pode ser assim...
- Isto é um roubo! Também não aceito.
- Com certeza eu também não aceito. Vamos falar com papai!
O vizinho, bastante curioso, escutou a conversa, e resolveu se intrometer. E perguntou:
- O que está acontecendo?
- Papai nos deu chocolates para repartirmos - esclarece o filho mais velho - porém repartiu proporcionalmente à idade de cada um. Ele nos deu 35 barras de chocolate, e para mim, o mais velho, deveria ficar com a metade, o que dá 17 e meio; para ele - o filho do meio - deveria ficar com a terça parte, que dá 11 e mais algum pouco; e o menorzinho ai ficaria com a nona parte, que também não dá exato.
- E acontece que não queremos abrir as embalagens, e quebrar os chocolates! - diz o filho do meio.
- E daí não sabemos como repartir corretamente os chocolate - concluiu o mais novo.
O vizinho pensou um pouco, foi na casa dele e voltou com 1 barra de chocolate na mão, e propôs o seguinte:
- Vamos fazer o seguinte: vamos acrescentar aos 35 chocolates essa minha barra de chocolate, ficando 36 no total agora. Assim, você, o filho mais velho, fica com a metade de 36, que é 18. Não podes reclamar, pois antes receberia 17 e meio, e agora vai receber mais. O do meio agora vai receber a terça parte de 36, que é 12, e da mesma forma, vai receber mais. Finalmente, o filho mais novo, que vai receber a nona parte de 36, vai ganhar 4 chocolates, também mais do receberia antes.
E sabiamente, concluiu:
- Vejam bem agora. Somando os chocolates que cada um recebeu, ou seja, 18 mais 12 e mais 4, dá 34 chocolates. Dessa forma, pego o meu chocolate de volta, e como recompensa, pego o chocolate que sobrou nessa partilha.
Os três irmãos se entreolharam, e contentes com a partilha, agradeceram ao vizinho, e se tornaram amigos!

Adaptado por Wesley Marcos de Fonte: Malba Tahan, Seleções - Os melhores contos – Conquista, Rio, 1963

|

1 Comments

Postar um comentário

Copyright © 2009 Professor de Matemática All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates