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Posted by Wesley Marcos on 02:30
Cursos Online 24 Horas



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1 - Rápido e Prático
Fazer Cursos Online é uma forma rápida e prática de aprender. Rápido, pois é possível iniciar um curso em qualquer dia, sem muita burocracia, e prático devido à facilidade de utilização do serviço.

2 - Valores Acessíveis
Os custos para se fazer os cursos são mais baratos, devido à grande demanda pela flexibilização, sem perder a qualidade. No caso do Curso 24 horas, os valores variam entre R$ 20,00 e R$ 75,00. 

3 - Flexibilidade
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4 - Não necessita se locomover
Fazendo cursos Online você não gasta com locomoção até uma escola presencial, não perde tempo no trânsito. Isso significa mais tempo livre para estudar, resultando em um melhor aproveitamento.

5 - Banco de Currículos
Diversas empresas procuram banco de currículos das empresas online, e solicitam indicações de alunos para vagas de emprego. Isso acontece, quando o curso online tem certificação, e associação à órgãos como a ABED.

6 - Certificado Válido em Todo o Brasil
Confira se o curso online oferece certificado registrado. O Cursos 24 Horas, por exemplo, tem certificado válido em todo o Brasil e em vários outros países; pode ser utilizado em faculdades, empresas públicas e privadas, concursos e provas de título, entre outros.

7 - Empresa Mantenedora da ABED
Confira se o curso online está registrado na ABED. O Cursos 24 Horas é uma empresa mantenedora da ABED - Associação Brasileira de Educação a Distância. Nosso nome e logo é exibido na página de Mantenedores da ABED.

8 - Funcionários treinados conosco
Muitas empresas solicitam treinamento para os funcionários em cursos online.

9 - Seu Currículo fica Atualizado
Todos os cursos podem ser incluídos em seu currículo. As pesquisas comprovam que manter o currículo atualizado é uma das formas mais eficientes para ser promovido, conseguir um novo emprego, ou até mesmo evitar uma demissão do emprego atual.

10 - Professores Altamente Qualificados
Uma equipe de professores altamente qualificados fica à disposição para atender aos alunos, corrigindo exercícios, enviando material adicional e tirando todas as dúvidas que possam surgir durante o curso.

Fonte: http://www.cursos24horas.com.br/parceiro.asp?cod=promocao90928&url=10motivos.asp




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Educador Multiplicador

Posted by Wesley Marcos on 10:13
É com muita satisfação que venho através deste canal de comunicação (Blog) informar que sou um Educador Multiplicador, através do site http://www.educadoresmultiplicadores.com.br/, aumentando assim - ou melhor, multiplicando - para mim e para todos, o conhecimento da matemática e afins.



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Regra de três simples: "é pau pra toda obra"

Posted by Wesley Marcos on 16:54 in , ,
É unânime que todos já escutaram a expressão "é pau pra toda obra". Está no dito da cultura popular quando quer se referir a alguém que serve de ajuda para tantas outras coisas. Podemos usar ainda "Severino" (as pessoas que têm esse nome, me perdoem), "quebra galho", e tantas outras. Eis portanto que pego emprestado tal expressão para um conteúdo que faz jus uso da mesma: Regra de três simples.

Usamos esta regra, ainda que mentalmente, para calcularmos várias coisas, tais como: conversão de dólar para real (e vice-versa), conversão de unidades de medidas (de kg para gramas, de litro para ml, etc), conversão de tempo (1 hora = 60 minutos, 1 mês = 30 dias, etc), e muitos outros a citar. Aplicamos mentalmente, sem darmos conta que estamos usando, isto porque a regra de três nada mais é do que uma forma prática de calcularmos razão e proporção, e por isso, o uso mental é mais rápido e fácil (digamos até natural).

Razão significa divisão, no caso, entre dois números, e estes números tem que ter alguma relação entre eles. Por este motivo, eles devem ter a mesma unidade de medida. Para exemplificar, pensemos em uma sala de aula com 5 meninos e 10 meninas. A razão entre o número de meninos e o número de meninas é 0,5; pois 5/10 = 1/2 = 0,5. Nota-se que a "unidade de medida" é a mesma, por se tratar apenas de quantidade de pessoas.

Daí entra a proporção, que é na verdade a igualdade entre duas razões. Analisando o mesmo exemplo, vamos supor que vou ter mais 5 meninos na classe, porém gostaria de manter a razão (ou seja, 0,5). Quantas meninas teria que colocar na sala? Assim, você pode pensar que, como estou dobrando a quantidade de meninos, então devo dobrar também a quantidade de meninas (raciocínio motivado pela proporção), ou seja, devo colocar mais 10 meninas, totalizando 20. Vamos verificar então se a razão se manteve. 5+5 = 10 meninos. Dobrando a quantidade de meninas: 10x2 = 20. A nova razão então é 10/20 = 5/10 = 1/2 = 0,5.

Agora, vamos analisar usando o método prático da Regra de três simples.


Coloquei este post para demonstrar uma situação prática do dia-a-dia, por isto não explorei muito o conteúdo, só demonstrei o básico dos cálculos pois chegou até mim uma dúvida, que coloco na íntegra: 

"Na minha empresa recebemos produtos perecíveis, que só devemos aceitar os que tenham no mínimo, do dia da sua chegada na empresa até o vencimento, 60% de vida útil. Por exemplo: uma Margarina foi fabricada no dia 14/05/13 e chegou hoje, dia 16/05/13, e vence no dia 18/05/13. Devo receber? Como devo fazer o cálculo?"

Coloquei intervalo de datas pequenos para pensarmos mentalmente. Assim, hoje é dia 16/05, e a margarina foi fabricada 2 dias antes, e vence 2 dias depois. A margarina tem validade de 4 dias, e como estou recebendo com 2 dias depois da sua fabricação, então está com 50% de vida útil.

Assim, um primeiro ponto de referência é quantos dias de validade o produto tem, pois ele vai ser o "todo", o 100% de perda, caso receba o produto na data do vencimento. Um segundo ponto de referência é quantos dias se passaram da data de fabricação até o dia que recebo o produto. E assim, com a regra de três simples, podemos achar a porcentagem de perda. Vejamos:


Com base nesses cálculos eu fiz um programa em que você insere a data de entrada do produto, a data de fabricação e a data de vencimento. Ele "subtrai" as datas de vencimento pelas de fabricacao para achar o total de dias correspondente à validade. Também subtrai a data de entrada do produto pela data de fabricacao, para achar quantos dias já se passaram desde a sua fabricação, e, se o resultado for maior que 60%, me retorna informando se devo ou não dar entrada no produto.

Segue neste link o download do programa demostrando essa situação prática. Para quem quiser ver os cálculos, e como pensei em fazer o programa, tenho a solução em planilha de excel.

Com a tecnologia que temos atualmente, podemos maximizar nosso tempo, facilitar nossa vida. Mas acima disso, temos que saber o que tem por trás disso tudo. Mais importante do que o programa, é interessante sabermos como se faz. 

A Matemática é nossa amiga, e está ai para nos ajudar. Vamos ser amigos dela também. Vamos aprender a aprender Matemática.

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Cilindro equilátero - resposta de dúvida

Posted by Wesley Marcos on 04:05
Considerando um cilindro equilátero cujo o raio da base mede 4cm.
Calcule: a) altura da base b) a altura c) a area lateral d) a area total e) o volume
Em se tratando de um cilindro equilátero, podemos afirmar que a altura do cilindro é duas vezes o raio da base, ou ainda, altura é igual ao diâmetro da base (h = 2r = D). Veja o esquema:


Assim, com o raio medindo 4cm, respondemos a letra b) altura = 2x4cm = 8cm

Agora, para calcularmos a área lateral, imagine abrindo um rolo de papel higiênico (vazio, só a parte marrom). Ao abrirmos, teremos um retângulo. Só que no caso do cilindro, a base desse retângulo é o comprimento da base (comprimento do círculo, ou seja, o tamanho da borda do círculo), e a altura coincide com a altura do cilindro. Veja esquema:
O comprimento do círculo (que vai ser a 'base' do retângulo - área lateral aberta) é medido por C = 2.pi.r. Assim, C = 2x3,1415x4 = 25,132cm. Dessa forma, a letra c) a área lateral do cilindro vai ser Al = C x h --> Al = 25,132x8 = 201,056cm².

A base é um círculo, e a área de um círculo é calculada por Ab = pi.r². Assim, a área da base é Ab = 3,1415x4² --> Ab = 3,1415x16 --> Ab = 50,264cm²

Calculado a área da base, e a área lateral, a letra d) área total vai ser a soma de todas as áreas do cilindro, ou seja, base (área da base) + "corpo" (área lateral) + tampa (que é igual à área da base). Assim, At = 50,264 + 201,056 + 50,264 --> At = 301,584cm².

Por fim, o volume de qualquer corpo regular é calculado por área da base x altura --> V = Ab x h. Assim, a letra e) volume do cilindro é V = 50,264 x 8 --> V = 402,112cm³.

Nota: não compreendi a letra a) altura da base, uma vez que a base não tem altura. No caso, pode ser o raio, o diâmetro, o comprimento ou a área da base. Qualquer uma dessas opções foram calculadas.

No mais, espero ter ajudado à pessoa que me pediu ajuda. Quaisquer mais dúvidas, entrem em contato.

Estou à disposição para qualquer outra dúvida.

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FELIZ NATAL !

Posted by Wesley Marcos on 14:50 in ,
Gostaria de desejar um Feliz e Santo Natal a todos os meus leitores!

E para que seu natal esteja mais lindo, dou uma dica matemática de como decorar sua árvore de Natal! É isso mesmo... dificuldades em arrumar sua árvore de natal? A matemática ajuda...

Nicole Wrightman e Alex Craig – membros da Sociedade de Matemática na Universidade de Sheffield, Reino Unido – descobriram uma equação matemática que resolve os problemas na decoração de uma árvore de natal.

Em parceria com a rede de lojas Debenhams, os alunos aceitaram o desafio de criar essa fórmula. Segundo o site da Universidade, Nicole disse que “as fórmulas demoraram cerca de duas horas a serem feitas”.

Este projeto contém uma espécie de calculadora (veja link da calc) que, a partir do tamanho da árvore, apresenta os valores necessários para a decoração. Através da altura da árvore, os cálculos mostram quantas bolas serão necessárias, os centímetros da estrela, da fita e das luzes para montar a sua árvore.

Esta fórmula tem sido utilizada nas lojas da Debenhams, de forma a que os clientes escolhem todos os itens necessários para a decoração da sua árvore, de acordo com os cálculos. Nicole Wrightman afirma também no site: “Esperemos que as fórmulas tornem uma preparação mais fácil para o Natal”.

Eis a fórmula:


Assim, podemos concluir que a matemática é uma coisa maravilhosa. Aproveitem!

E mais uma vez: FELIZ NATAL!

Fonte:

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Blog afiliado à UBM

Posted by Wesley Marcos on 04:03
Recebi um convite honrado para participar da União dos Blogs de Matemática, uma iniciativa que promove o desenvolvimento e a divulgação de páginas de qualidade sobre o assunto. São ideias como essa, partidas de profissionais interessados, que estimulam o crescimento cultural/educacional do país e ajudam a propagar materiais gratuitos, originais e de alto nível. Agradecemos desde já ao Prof. Paulo Sérgio e aos demais membros da UBM por essa oportunidade. 


Acesse http://ubmatematica.blogspot.com/ para mais informações!

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Desenvolvimento da matemática

Posted by Wesley Marcos on 04:56 in , ,

Do ensinamento puramente útil para a matemática por si mesma

As deficiências da matemática começa-se da cultura pré-helênica, marcada por um ensinamento puramente utilitário. Os papiros continham casos de problemas específicos, ausência de distinções entre resultados exatos e aproximados e não se investigava o resultado, não existia a prova.
Com o declínio da atividade intelectual do Egito e da Mesopotâmia, a cultura grega estava crescendo. Porém os helênicos não tinham tradição matemática ou literária, mas tiveram muita disposição a aprender. Assim, pelas atividades dos mercadores, o ensinamento da matemática e o alfabeto se desenvolveram. E na época de Tales e Pitágoras é onde a matemática começa a ser estudada por si mesma, e não por "utilidade doméstica". Eles aprenderam geometria no Egito, tiveram contato com tabelas e instrumentos astronômicos na Babilônia. A proposição do teorema de Tales foi desenvolvida durante suas viagens à Babilônia. Dessa forma, por tradição, atribui-se uma demonstração do teorema; assim Tales foi concebido como o primeiro matemático "originador da organização dedutiva da geometria". 
Seguidamente temos Pitágoras, considerado um profeta e místico. Ele fundou a escola pitagórica, politicamente conservadora com um código de conduta rígida, com muitos ideais absurdos, mas tinha uma notável característica voltada para os estudos da matemática e filosofia, sendo estes a base moral para a conduta. 
Podemos concluir que o problema dos pioneiros da época é quanto ao registro das descobertas. Chegou até nós pela tradição oral, mas muita coisa torna-se lenda pelo fato de não ter nada registrado especificamente.
Analisando os dias atuais, com avanços de computadores e os meios de comunicação, como a internet, esses registros se tornaram mais seguros, a troca de informações efetivamente mais rápidas, e a análise computacional facilita assim a descoberta de temas extremamente interessantes nos campos das ciências.

by Wesley Marcos e Thiago Henrique
adaptado por Wesley Marcos

Referências Bibliográficas:
  • GOMIDE, Elza F. A História da Matemática.2ª Edição. São Paulo, SP. Editora Edgard Blucher LTDA, 1996.
  • SPINELLI, Miguel. Filósofos Pré-Socráticos. Primeiros Mestres da Filosofia e da Ciência Grega. 2ª Ed., Porto Alegre: Edipucrs, 2003.
  • Site http://pt.wikipedia.org/wiki/Pit%C3%A1goras extraído no dia 17/032010.

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Empuxo - resposta de dúvida

Posted by Wesley Marcos on 13:34 in , ,
Em resposta à uma questão enviado pelo meu plantão de dúvidas, segue abaixo a resposta...


"
Um cubo de madeira com 10cm de aresta está imerso num recipiente que contém óleo e água. A face inferior do cubo está situado 2,0cm abaixo da superfície de separação dos líquidos (água em baixo e óleo em cima). Sendo a densidade do óleo 0,60g/cm³ e a água 1,0g/cm³. Analise as afirmações:

(   ) - O VOLUME IMERSO DO CORPO É DE 800 cm³
(   ) - O EMPUXO PELA ÁGUA VALE 1,6N
(   ) - O EMPUXO EXERCIDO PELO ÓLEO VALE 2N
(   ) - A MASSA DO CUBO VALE 680G
(   ) - A DENSIDADE DO CUBO E 0,68G/CM³
"

Analisando a questão, temos o esquema da seguinte forma:


A primeira informação subentendida que temos é que o corpo está em equilíbrio. Pela lei da física, se um corpo está em equilíbrio em um líquido, a densidade do corpo é igual à densidade do fluído. E ainda podemos afirmar que o peso do corpo é igual ao empuxo, ou seja:

(I) P = E | (II) m . g = d' . g . V' + d'' . g . V'' (P = peso do cubo; E = empuxo total; d' = densidade do óleo; V' = volume deslocado no óleo; d'' = densidade da água; V'' = volume descolado na água).

Fazendo por partes, vamos calcular o volume deslocado no óleo. Neste fluído, o cubo está com 8cm em altura (pois 2cm está na água), 10cm em profundidade e 10cm de largura. Assim, o volume descolocado é:

V' = 8 . 10 . 10 = 800cm³

O cubo na água está com 2m em altura, 10cm em profundidade e 10cm de largura. Assim, o volume descolado na água é:

V'' = 2 . 10 . 10 = 200cm³

Dividindo por g a equação (II) nos dois membros, teremos a equação da seguinte forma:

m  = d' . V' + d'' . V''

Substituindo os valores, teremos:

m = 0,60 . 800 + 1 . 200 | m = 480 + 200 | m = 680g. Assim, teremos a afirmativa:
"( V ) - A MASSA DO CUBO VALE 680G"

Para calcularmos a densidade do corpo, basta usarmos a fórmula de densidade d = m/V (V = volume do corpo; V = 10 . 10 . 10 = 1000cm³):

d = 680g / 1000cm³ | d = 0,68g/cm³. Assim, teremos a afirmativa:
"( V ) - A DENSIDADE DO CUBO E 0,68G/CM³"

Para calcularmos o empuxo da água e do óleo, temos que mudar as unidades da densidade e do volume, para a unidade do empuxo ficar em N. Assim, o empuxo do óleo é:

V = 800cm³ = 0,0008m³ (desloca a vírgula 6 casas para a esquerda)
d' = 0,60g/cm³ = 0,60.10³kg/m³
g = 10 m/s²
Logo, E = 0,60 . 10³ . 10 . 8 . 10^-4 = 4,8N. Assim, teremos a afirmativa:
"( F ) - O EMPUXO EXERCIDO PELO ÓLEO VALE 2N"


O empuxo da água é:

V = 200cm³ = 0,0002m³ (desloca a vírgula 6 casas para a esquerda)
d' = 1g/cm³ = 1.10³kg/m³
g = 10 m/s²
Logo, E = 1 . 10³ . 10 . 2 . 10^-4 = 2N. Assim, teremos a afirmativa:
"( F ) - O EMPUXO EXERCIDO PELO ÁGUA VALE 1,6N"

Finalmente, para a afirmativa:
"( F ) - O VOLUME IMERSO DO CORPO É DE 800 cm³ ", pois o volume imerso é o volume total, ou seja, 1000cm³, ainda porque não afirmou em qual líquido se queria o volume da imersão.

Fonte: http://www.sofisica.com.br/conteudos/Mecanica/EstaticaeHidrostatica/empuxo.php

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Unidades de Medidas

Posted by Wesley Marcos on 09:22 in , ,
Desde a antiguidade, com a criação e utilização de números, os povos foram criando suas próprias unidades de medidas, e portanto, cada um possuía a sua unidade de medida padrão (referência). Para exemplificar este fato, pensemos nas unidades de medidas imperiais: légua, milha, furlong, corrente, rod, jarda, pé, polegada, mil. Tem esse nome porque a medida estava relacionado à alguma coisa do rei ou império, por exemplo, 10 pés de comprimento de um móvel era a medida de 10 pés do próprio rei. Assim foi necessário criar um padrão de medida único, e assim, em 1791, época da Revolução Francesa, criou-se o SISTEMA MÉTRICO DECIMAL.

O Sistema Métrico Decimal tem como unidade padrão/referência o Metro, que vem do grego métron e significa "o que mede". No Brasil o metro foi adotado oficialmente em 1928. A partir do metro, temos seus múltiplos e submúltiplos, cujos nomes são formados com o uso dos prefixos: quilo, hecto, deca, deci, centi e mili. Abaixo uma tabela referência para relacionar, a partir do metro, o kilômetro, centímetro, etc.





Daí vem uma pergunta: Por que devo converter a unidade de medida? O principal motivo é facilitar a escrita numérica, que significa escrever 10km ao invés de 10.000m, ou talvez escrever 1m ao invés de 1000mm.

Agora vamos entender a tabela. Como pode-se notar, o km, hm e dam são múltiplos do metro. O decâmetro é 10x (10 vezes) mais que o metro; o hectômetro é 100x (100 vezes) mais que o metro; e o quilômetro é 1000x (1000 vezes) mais que o metro. Assim, você pode fazer uma regra de três simples para converter as unidades, ou pensar em questão de múltiplos. Por exemplo, você tem um terreno que tem de um lado 1,5km. Se o kilômetro é 1000x mais que o 1 metro, então multiplicando 1,5x1000 = 1500m, e portanto 1,5km é 1500m. Na prática, você anda com a vírgula 3 casas para direita:
Nota: zeros à direita da vírgula não valem nada. Portanto pode ficar subentendido.


Outro exemplo, de forma contrária: você tem um móvel de 17,51m. Se 1 metro é 10x menos que o metro, então dividimos 17,51/10 = 1,751dam, e portanto 17,51m é 1,751dam.

Também podemos relacionar quilômetro com hectômetro, hectômetro com decâmetro, etc. De forma análoga, fazemos essas transformações com os submúltiplos do metro.

Depois de entendido como funciona e qual a relação das unidades do Sistema Métrico Decimal entre si, podemos pensar de forma mais prática. Temos o seguinte esquema:

Assim, primeiro você deve olhar qual a sua unidade (se ela está em km, hm, cm, etc). Depois para qual unidade quer transformar. A grosso modo, se você "vai para direita", então você multiplica x10 quantos "quadrados" andar (ou ainda, desloca-se a vírgula para direita quantos quadrados andar), e se você "vai para esquerda", você divide :10 quantos "quadrados" andar (ou ainda, desloca-se a vírgula para esquerda quantos quadrados andar).

Por exemplo:
Transformar 15,53hm para cm. Assim, vamos deslocar 4 quadrados para a direita. Portanto, você multiplica 15,53x10x10x10x10 = 15,53x10000 = 155300cm. Dessa forma, eu andei com a vírgula quatro casas para direita.

163059,8745mm para km. Assim, vamos deslocar 6 quadrados para esquerda. Portanto, você divide 163059,8745/1000000 = 0,1630598745km. Dessa forma, eu andei 6 casas com a vírgula para esquerda, e foi necessário colocar o zero para completar, já que não tinha mais unidade para a esquerda.

Para finalizar, esses são os múltiplos e submúltiplos mais comuns. Temos ainda:


Múltiplos do metro:
Submúltiplos do metro:

Quem ainda tiver dúvidas a respeito dessas transformações, pode entrar em contato comigo! Não deixe a dúvida te perturbar. Estou a inteira disposição para sanar suas dúvidas matemáticas.

P.S.: ainda tem transformações de metros quadrados e metros cúbicos, que postarei em outra oportunidade.

Referência:
www.somatematica.com.br
pt.wikipedia.org

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Xadrez

Posted by Wesley Marcos on 11:32 in , ,
O Xadrez é muito interessante, a começar pela sua história, e de como foi criado. É claro que existem diversas versões. Mas em se tratando de ensino da Matemática, prefiro este seguinte conto:
"Numa província indiana chamada Taligana havia um poderoso rajá que havia perdido o filho em batalha. O rajá estava em constante depressão e passou a descuidar-se de si e do reino.
Certo dia o rajá foi visitado por Sessa, que apresentou ao rajá um tabuleiro com 64 casas brancas e negras com diversas peças que representava a infantaria, a cavalaria, os carros de combate, os condutores de elefantes, o principal vizir e o próprio rajá. Sessa explicou que a prática do jogo daria conforto espiritual ao rajá, que finalmente encontraria a cura para a sua depressão, o que realmente ocorreu.
O rajá, agradecido, insistiu para que Sessa aceitasse uma recompensa por sua invenção e o brâmane pediu simplesmente um grão de trigo para a primeira casa do tabuleiro, dois para a segunda, quatro para a terceira, oito para a quarta e assim sucessivamente até a última casa. Espantado com a modéstia do pedido, o rajá ordenou que fosse pago imediatamente a quantia em grãos que fora pedida.
Depois que foram feitos os cálculos, os sábios do rajá ficaram atônitos com o resultado que a quantidade grãos havia atingido, pois, segundo eles, toda a safra do reino durante 2.000 anos não seriam suficientes para cobri-la. Impressionado com a inteligência do brâmane, o rajá o convidou para ser o principal vizir do reino, sendo perdoado por Sessa de sua grande dívida em trigo."
É interessante, porque com esta história, pelo o que o Sessa pediu, pode-se apresentar potenciação para o aluno, ou função exponencial. Em resumo, ele pediu 2 grãos para a primeira casa, 2² para a segunda casa, 2³ para a terceira casa, e assim por diante. No final, a soma disso tudo dá 18.446.744.073.709.551.616 grãos.
Isso é só uma amostra que o xadrez pode proporcionar, além da evolução natural do raciocínio lógico. Ainda pode-se trabalhar muitas coisas, como geometria plana. Apesar do tabuleiro ter quadrados, o caminho que uma peça percorrer, por exemplo, pode ser a de um triângulo.
Então, devemos considerar o jogo de Xadrez nas escolas, e nas aulas de Matemática! Além de lúdico, desenvolve a aprendizagem.

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